Quem foi São Jorge

São Jorge, de acordo com historiadores, viveu entre 275 e 280 – 23 de abril de 303 e foi um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo. É imortalizado na lenda em que mata o dragão.

Porém São Jorge tornou-se avesso à ideia de lutar por um império opressor, e decidiu abandonar a carreira militar e se converter à nova religião. Por conta disso, foi ameaçado, preso e torturado, e ao se negar a renunciar à sua fé e adorar os deuses do império, foi condenado à morte.

A figura de um guerreiro contra o dragão é a síntese da batalha do Bem contra o Mal. Ele é o santo das dificuldades, o que todo mundo sofre de alguma forma.

Na cultura africana, São Jorge é associado a Ogum, principal orixá, considerado um guerreiro e o senhor dos metais. No Brasil, São Jorge está associado com a lua e acredita-se que a mancha presente no satélite representa o santo e sua força guerreira, que simboliza a proteção.

São Jorge e o Dragão

Reza a lenda que São Jorge, a fim de salvar a princesa e seu povo de um opressor, lutou bravamente com um dragão e, por isso, o santo guerreiro simboliza a coragem, o destemor, bem como o poder do bem sobre o mal. Nesse caso, o dragão representa o diabo (o mal) e o santo um deus (o bem).

Conheça algumas orações a São Jorge, clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *